Ginecomastia

    O termo ginecomastia, do grego mamas femininas, é causada por um desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária masculina.

    A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Em recém-nascidos, a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.

    Em adolescentes, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar tanto apenas uma quanto as duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.

Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo, andropausa.

    A maioria dos casos de ginecomastia apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65% nos jovens entre 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se apenas em 7% aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30% nos homens idosos.

    Apesar de a maioria das ginecomastias serem idiopáticas, várias etiologias têm sido apontadas como causadoras de aumento mamário. Isso ocorre devido a uma queda no índice de testosterona que podem estar associadas a alterações patológicas ou exógenas. As causas podem ser: 

POR DEFICIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE ANDRÓGENOS

-Viral, traumática, criptorquidia, alterações cromossômicas ( Sind. De Klinefelter), Sind. Da feminilização testicular;

NEOPLASIAS

- carcinoma de adrenal, tumores de células de Leydig, tumores de células de Sertoli, Ca testicular, Ca pulmonar, Ca hepático;

ALTERAÇÕES METABÓLICAS

- cirrose hepática, insuficiência renal + diálise, hipertiroidismo, desnutrição + realimentação;

MEDICAMENTOSA

- exposição a hormônios esteroides anabolizantes, exposição ao estrogênio;

- maconha, heroína, digital, espirolactona, metildopa, captopril, cimetidina, cetoconazol, isoniazida, reserpina, diazepan, finasterida, antidepressivos tricíclicos, anfetaminas, etc.

    Uma história clinica enfocando a idade do paciente, o tempo de duração, a presença de sintomas mamários ou sistêmicos e a alteração de peso devem ser abordadas. Como a grande maioria dos casos acontece durante a puberdade devido ao desequilíbrio hormonal, a ginecomastia é, na maioria dos casos, uma condição benigna, tratável e corrigível.

    O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. A boa notícia é que existe tratamento para o problema. Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama.

    A técnica cirúrgica depende do tipo de ginecomastia e do seu grau. Existem basicamente duas técnicas, que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração e mamoplastia.
Na maioria dos casos, a cirurgia consiste em realizar uma incisão pequena em forma de semicírculo na parte inferior da aréola, na transição da areola para a pele. A cicatriz não é aparente e fica praticamente imperceptível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura e aumentada, que deverá ser examinada por um anatomopatologista. Nos casos de ginecomastia adiposa, a cirurgia pode ser feita com lipoaspiração da gordura mamária. Nesse caso, o ‘caroço’ que se apalpa é pequeno e o tratamento pode ser feito através de um pequeno orifício, praticamente imperceptível ao fim de algum tempo. Embora raras, as complicações mais comuns são o hematoma, deiscência de pele, infecção e sofrimento de pele (necrose).
    O resultado pode ser observado já nos primeiros dias com a redução do edema. A recuperação da  auto-estima do paciente é muito gratificante, pois existe um retorno as atividades antes deixadas de lado por estigmas causados pelo formato da mama.

 

Fique por dentro das informações do Dr. Omar Fayad cadastrando seu nome e e-mail nos campos abaixo:





© 2014, TRADE EXPRESS . Desenvolvimento TOTALIZE INTERNET STUDIO